Imagem capa - Posição de entrada da Noiva no casamento por Camilla Baptistin
Casamento

Posição de entrada da Noiva no casamento

Todo casamento é basicamente dividido em duas partes: a cerimônia e a recepção.

Tradicionalmente, a família do noivo fica à direita do altar e a da noiva fica ao lado esquerdo.

A Noiva deve estar ao lado direito do seu pai ou acompanhante.

No momento que a porta é aberta a música para a entrada do casamento já deverá estar tocando, primeiro entra a daminha e o pajem abrindo o caminho em seguida a noiva, lembrando que deve estar ao lado direito do seu pai ou acompanhante e no altar a noiva se posicionará ao lado esquerdo do seu noivo.

O noivo é o primeiro a entrar, ou seja, ele abre o cortejo de entrada ao altar, e nesse momento a maioria dos convidados já devem estar acomodados. Todas as mulheres do cortejo entram pelo lado esquerdo, exceto a noiva. O noivo entrará acompanhado de sua mãe que estará do seu lado esquerdo. Em seguida entra o pai do noivo com a mãe da noiva, que a deixará do lado esquerdo do altar para juntar-se à mãe do noivo ao lado direito do altar.

Os padrinhos podem entrar em seguida dos pais ou podem aguardar dez minutos, isto ficará à critério dos noivos.Da mesma forma todas as mulheres entram pelo lado esquerdo dos padrinhos. Geralmente ficam intercalados um casal do noivo e em seguida um da noiva, e assim por diante para preencherem o altar juntos.

Para a saída, os noivos apenas se viram. A noiva dá seu braço esquerdo ao noivo e eles podem sair, puxando o cortejo, lindos e felizes.

O cortejo de saída é exatamente o contrário daquele feito na entrada: primeiro saem os noivos, em seguida a daminha e o pajem, em seguida os pais dos noivos juntos (ou os familiares que os acompanharam, caso os pais sejam ausentes), depois os padrinhos e, por último, os convidados.




A Noiva deve estar ao lado direito do seu pai ou acompanhante.